segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cuidado com os Programas de Relacionamento


O que é?

"o Marketing de Relacionamento Dirigido pode ser exemplificado pelos Programas de Fidelidade do Consumidor." Que na verdade são Programas de Relacionamento baseado em recompensas.

Todo programa de fidelidade é baseado em 3 pilares. O primeiro é o relacionamento, que estabelece um canal de comunicação direta com o cliente, uma relação interativa. O outro pilar é o reconhecimento, a oferta de benefícios que diferencie o cliente dos demais, que o faça se sentir parte de um grupo especial, e por último, a recompensa, que oferece prêmios proporcionais ao seu consumo, visando incentivar o cliente a aumentar o seu consumo tradicional.

Alguns programas desses são piores que não participar, no caso da Ypiranga. Só tem descontos nos parceiros. Desconto que não preciso ter pontos pra conseguir nos parceiros é só negociar com o gerente e nas promoções das lojas parceiras. O KM de Vantagens, que segundo os idealizadores:

O Km de Vantagens é o programa de fidelidade da rede de postos Ipiranga. Suas compras geram pontos, que são chamados de Km e podem ser trocados por descontos especiais em produtos e serviço.

O caso que os produtos são muito caros, bem acima do preço praticados pelas lojas mais populares. Assim, mesmo com o desconto os produtos ainda saem mais caro do que nas lojas convencionais. Esse tipo de fidelização é um atraso. 

Outra programa sem vantagem nenhuma é o Programa Surpreenda MasterCard que oferece uma má surpresa em dobro, pra ganhar, vc tem que compra um produto que é mais caro que nas lojas,  você ganha o mesmo produto e quando vocês colocar oi CEP o frete do produto torna-se o triplo das lojas na internet. Veja um exemplo:  Conjunto de 4 Peças Retrô – Tramontina, preço R$ 249,90 na MasterCard frete para Palhano R$ 49,41 no total de R$ 299,31, preço no MagazineLuiza R$ 179,10 com frete grátis para todo o Brasil e ainda parcela em 5 vezes sem entrada. Ter uma mercadoria que você não precisa, isso não vantagem para o cliente. 

Existem Programas de Relacionamento que é uma maravilha como o DOTZ que o cliente troca por produtos e não por descontos. Sempre é bom avaliar o desconto ou a vantagem. Tem vantagem que é só blá blá blá blá blá blá.

Francisco de Assis

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